Quem sou eu

terça-feira, agosto 17, 2010

Headbanger

Headbanger (também metalhead) é um termo usado para designar um fã do estilo musical heavy metal ou qualquer de suas variantes. O termo headbanger refere-se também aqueles que dançam headbanging. Os cabelos compridos, casacos de couro e patches de bandas de metal ajudam a promover um sentido de identificação na subcultura.

VISUAL

O visual chamado de old school (velha guarda, em uma tradução mais aberta) é composto de camiseta preta de banda ou não, calça jeans (normalmente rasgada) ou preta (normalmente de couro), tênis cano alto, geralmente branco, e acessórios "opcionais" como um colete feito a partir de uma jaqueta jeans, geralmente com patches de bandas, cinto, braceletes e pulseiras. Em épocas de clima frio, jaquetas de couro ou jeans com "patches" também fazem parte do visual.



Rob Halford, da banda de heavy metal Judas Priest inventou um visual de couro com rebites para os heavy metalheads. Antes disso, pode se observar que o visual adotado era um visual hippie. Halford viu que os hippies nada tinham a ver com o heavy metal, e inspirado pelas casas noturnas inglesas, e vendo a polêmica que o heavy metal criou, adotou um visual fetichista. Conforme foi tornando-se famoso, o heavy metal foi sendo envolto em uma aura de "misticismo" no qual se colocava este estilo como extremamente machista. 
Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a ascensão de vertentes como o doom metal, gothic metal e o black metal vindos da Europa, principalmente da Escandinávia, tornou-se popular o uso de coturnos e sobretudos. Os Coturnos são muito populares entre os headbangers. Assim como o cinto de bullets (balas) e a calça camuflada, os coturnos, acessórios que remetem ao militarismo, sua força, e sua agressividade, tento como principal significado a luta pelos seus ideais. 


NO BRASIL

No Brasil durante os anos 80 e início dos anos 90, no ABC paulista, lugar onde havia uma das maiores concentrações de headbangers no país, o uso do coturno era exclusivo de tribos como punks e góticos, sendo utilizado pelos headbangers, assim, os tênis cano-alto brancos, de marcas como Pony, Le Coq e Le Cheval entre outros. A cor preta é adotada pelos headbangers por ser a cor representante da ira e da inconformação, diferentemente de outras contra-culturas undergrounds, como punks, góticos, skinheads, entre outras, que adotam o preto por ter outros significados.Também é muito comum entre os headbangers os cabelos compridos, uma marca registrada do estilo. O termo "metaleiro" foi criado pela Rede Globo, durante as
transmissões do Rock in Rio (1985)

 Bom os Headbanger são mais um estilo que sofre varios tipos de discriminação no brasil , e em outros lugares tbm , mais um estilo a ser respeitado e admirado por todos que curtem Rock - Petherson Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise!